Pular para o conteúdo

Você já ouviu falar em bastão de polimento auto lubrificante?

Bastão de polimento auto lubrificante, como assim? Sim! Sem utilização de óleos.

Polimento, segundo a Wikipedia, é todo o procedimento realizado com o intuito de gerar ou reativar o brilho de quaisquer superfícies. Em geral, toda peça natural ou de manufatura, pode ser polida. Também é importante considerar uma gama de segmentos que utilizam a técnica do polimento manual, como: polimento automotivo, polimento dentário, polimento de moldes industrial, polimento de piso entre outros.
E em todos esses segmentos, existe para cada tipo de superfície a ser polida, uma forma de utilização de produtos e ferramentas para alcançar o tipo de polimento desejado.


O polimento espelhado em moldes consiste na utilização de diversas técnicas e materiais e requer bastante prática do profissional. Na primeira etapa, utiliza-se lixas especiais e pedras abrasivas, para remoção de marcas e imperfeições da superfície do molde.
Após essa primeira etapa, dá-se início à segunda etapa, que tem por objetivo desbastar a superfície, por meio de um processo conhecido como “cruzamento de lixas”, até que seja possível iniciar o procedimento de espelhamento.
Concluído o desbaste, agora dá-se início ao processo final de acabamento. Nesta etapa, são utilizadas pastas especiais diamantadas e feltros para que o acabamento alcance a qualidade de um espelhamento profissional, altamente reflexivo e brilhante, semelhante ao aspecto de um espelho, facilitando, assim, a injeção e obtendo a qualidade necessária e requerida no produto.


Porém, dentro das etapas do início do polimento, um dos produtos que traz muitos resultados em termos de desbaste, pois ele tem uma dureza que vai muito além das pedras enxofradas, edm ou de silício convencionais, é o Ceraton nas versões fibra cerâmica e diamantado e também o Cristone de fibra de cristal. Para dar inicio ao polimento com grande abrasividade inicial esses produtos são os mais recomendados, quanto mais dura a superfície as versões diamantada e de cristal são as melhores indicadas.
Esses bastões nos formatos retangulares, quadrados e redondos, são utilizados em conjunto com lapidadoras lineares, as que tem curso reto e com as lapidadoras laterais, com curso lateral, e também com suporte manual, disponível em diversos formatos.
Além da diminuição do tempo não precisam de óleo, como as pedras abrasivas, para executarem o trabalho, a fricção ocasionada por esse bastão tão eficiente não causa danos na peça. Em superfícies planas, nosso técnico recomenda que o processo inicial de polimento seja feito com algumas granaturas desse bastão auto lubrificante dando continuidade no cruzamento de lixas, já em superfícies rugosas é indicado do início ao final do acabamento.


Na Politone você encontra todos os bastões auto lubrificantes para deixar seu polimento muito mais profissional, acesse www.politone.com.br e escolha a categoria Ceraton/Cerâmica.