Pular para o conteúdo

A importância do polimento correto para os moldes de injeção

O polimento em moldes de injeção de termoplásticos é um segmento muito importante da indústria do plástico. O processo de injeção quando não feito corretamente acarreta muitos prejuízos, vale a pena lembrar que o molde é composto por diversas partes – canais de injeção, canais de distribuição e cavidades – e estes precisam ter um bom acabamento para evitar ao máximo a perda do material injetado, garantindo, assim, a sua fluidez durante o processo.
O polimento feito de forma correta e por profissionais capacitados ajudam a melhorar a qualidade da superfície das peças injetadas, diminuindo a rugosidade causada pelos parâmetros de corte, a velocidade de avanço, a profundidade e o sentido de corte, o próprio material usinado, além do processo de usinagem como um todo.

E para alcançar esse resultado dependendo da superfície que a peça será moldada o polimento espelhado é a técnica mais indicada.
O polimento espelhado em moldes consiste na utilização de diversas técnicas e materiais e requer bastante prática do profissional em exercício. Na primeira etapa, o polidor aplica o pré-polimento do molde utilizando lixas especiais e pedras abrasivas, com o intuito de remover marcas e imperfeições da superfície do molde deixadas pela usinagem.

Após retiradas as marcas e imperfeições do molde, o profissional dá início à segunda etapa, que tem por objetivo “afinar” a superfície, por meio de um processo conhecido como “cruzamento de lixas”, até que seja possível iniciar o procedimento de espelhamento. As lixas são utilizadas exaustivamente, desde o número 100 aos 2.000 (dependendo da qualidade exigida ou do tipo de material utilizado na manufatura do molde).
Quando concluído o processo de afinação, dá-se início ao processo final de acabamento e é nesta etapa, que são utilizadas pastas especiais diamantadas, feltros e uma boa dose de experiência do profissional para que o acabamento atinja a qualidade esperada e transmita ao produto um aspecto limpo e perfeito.

Dessa forma, o polidor faz com que o molde tenha um acabamento impecável e espelhado, semelhante ao aspecto de cromo, facilitando a injeção e alcançando assim, a qualidade necessária e requerida no produto.
Polir com a técnica certa traz benefícios não somente para o molde como para toda a empresa, veja:
-Facilita o processo de extração da peça moldada da cavidade;
-Diminui o risco de originar rebarbas;
-Reduz o perigo de ocorrência de corrosões localizadas;
-Aumenta a resistência em relação ao desgaste do molde;